
Era uma noite de date e nós estávamos brincando de adivinhar artistas pela filmografia ou algo assim. Por uma questão puramente cultural, ele sabia mais do que eu. Começou a fazer piada das vezes que eu perdia e eu comecei a perceber um incômodo muito grande crescer dentro de mim. Fechei a cara, me senti ridícula, não consegui combater o que estava sentindo, mas ao mesmo tempo estava com muita raiva. Identifiquei a Monica Geller (Friends) e a Claire Dunphy (Modern Family) dentro de mim, mas só achei graça da situação dias depois.
Pedi desculpas pelo exagero, ri disso em terapia, entendi que perco mal, que é herança de família e que eu sempre evito situações de competição porque me cobro demais e não vou saber lidar com a frustração de errar — menos ainda de perder por ter errado. Entendo a proporção disso em um contexto de brincadeira, mas decidi que não vou fazer nada a respeito, além do que já faço (evitar me expor a essas situações sempre que puder).
Não tem nada a ver com falta de autoconhecimento, má vontade em melhorar como ser humano ou preguiça de enfrentar o processo. Tem a ver com o fato de que a vida é curta e que já tenho coisas suficientes para lidar. Inclusive essa mesma autocobrança em outros contextos, em situações mais sérias e decisivas na minha vida. É somente uma questão de priorizar o que faz sentido ser trabalhado nesta vida. Senão tudo vira urgente, tudo vira problema e nada mais é feito.
Sou muito a favor da ideia de viver para ser do que se matar de fazer. Então, vou ficar devendo essa. Vou catalogar “eu não sei perder” como parte do meu charme e tocar esse barco. Vou ter que aceitar que não dá para ganhar sempre e abraçar esse “defeito”, porque não vai dar para ser perfeita enquanto eu for humana. E alguns defeitos fazem parte da nossa personalidade. É como a gente se (re)conhece e se identifica com outras pessoas — ou com alguns personagens, no meu caso.
💬 Comente: Qual defeito seu você decidiu abraçar e tornar parte do seu charme?
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.