Como você pode fazer o seu trabalho interno?

Antes de mais nada, o que é trabalho interno?

Trabalho interno é colocar em prática o tal do autoconhecimento que eu tanto falo por aqui. É você tomar tempo, atenção e investir esforço na direção certa: dentro de você.

É perceber seus pensamentos, emoções e como eles te movem. É parar para pensar de onde vêm os seus pensamentos, como eles influenciam as suas emoções e trabalhar em maneiras de melhorar a qualidade do seu diálogo interno. Porque é a partir disso que você desenvolve a famigerada motivação que pouco tem a ver com ter disposição ou não para fazer algo, mas entender por que você faz qualquer coisa na sua vida.

E as maneiras de usar o autoconhecimento a seu favor são inúmeras, mas aqui eu vou numerar algumas e você escolhe qual (ou quais) é a melhor opção para você.

ESCRITA DIÁRIA
Eu costumo comparar a escrita diária à penseira do Dumbledore, de Harry Potter. Quando você escreve, além de tirar um peso da sua cabeça, você também tem a oportunidade de ver determinadas situações como espectadora. E, às vezes, quando você relê o que escreveu, alguns detalhes que você não tinha prestado atenção, acabam se revelando e te ajudando a agir de forma diferente.

Dicas para começar um diário

TERAPIA
Aqui na internet esse assunto já está bastante espalhado e consolidado, mas quantas pessoas você conhece que realmente fazem terapia ou consideram fazer? Ainda existe alguma resistência das pessoas (especialmente as mais velhas) em relação à terapia. Mas resumindo, a premissa de falar dos seus problemas pode parecer boba, mas se engolir as coisas que incomodam fizesse algum bem, a gente estaria vivendo tempos melhores.


AUTO-OBSERVAÇÃO
Embora isso venha de brinde quando você escreve e/ou faz terapia, é uma prática que você pode (e eu diria até que deve) fazer agora mesmo aí, enquanto lê isto aqui.

Como você está se sentindo agora? Seu corpo está relaxado, tenso, não sabe dizer? O que você está ou esteve pensando no último minuto? Que sensações estão passando por você agora que eu te incentivei a reparar nessas coisas?

Crie o hábito de se perguntar como você está e de verdadeiramente prestar atenção à forma como você se sente e aos seus pensamentos.


AÇÃO INSPIRADA
Eu amo o conceito de ação inspirada porque ele se conecta com a nossa intuição e nos faz prestar mais atenção às sutilezas da vida e do dia a dia.

Ação inspirada é aquela ação que segue uma ideia que parece que veio do nada e que quase tem vida própria.

Se você estiver sufocada na sua “rotina”, é provável que sufoque a inspiração e só consiga agir dentro daquilo que você chama de controle. Mas se você estiver atenta e se auto-observando, vai perceber que não ter o controle de tudo é normal e também pode ser muito bom.

E aí, qual (ou quais) dessas maneiras de fazer o trabalho interno você vai começar a fazer a partir de agora? Deixe seu comentário. 🖤

Publicado por

Elisa Alecrin

Provocando a realidade de dentro para fora e documentando o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *