Por que e como se associar à UBC

No primeiro dia útil do ano (02 de janeiro) chegou na minha casa a minha carteirinha de associada da União Brasileira de Compositores (UBC). Eu me associei em novembro do ano passado e fiquei esperando chegar tudo certinho pelos Correios. Junto da carteirinha veio o calendário de distribuição e um guia para novos membros. Agora, se você está se perguntando por que eu me associei e como eu fiz isso, continua lendo esse post que vou tentar explicar tudo!

A UBC é uma organização sem fins lucrativos, que integra o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), e que basicamente faz a arrecadação e distribuição dos valores referentes à direitos autorais dos compositores e produtores. Não é a única organização nesse segmento que existe, mas é uma das que mais ouço falar e também foi a que meu produtor me indicou quando comecei a gravar em estúdio.

A distribuição funciona resumidamente da seguinte forma:

Do montante arrecadado é deduzido o custo de administração das associações. A distribuição também é definida de acordo com o tipo de utilização da música (cinema, TV, execução ao vivo ou de fonograma etc.). E, a partir disso, elas são enquadradas em diferentes segmentos. Encontrado o valor da obra, este será dividido entre os titulares dela (autores, editora, versionista, produtor fonográfico, intérpretes e músicos – isso, claro, dependendo do tipo de distribuição). A periodicidade da distribuição depende da rubrica (tipo de utilização).

Para maiores informações sobre cada tipo de utilização e porcentagens clique » AQUI «
Mas atenção, isso não funciona como registro. Para de fato proteger suas músicas de plágio, é ideal que você registre na Biblioteca Nacional ou em outro órgão que lide com REGISTRO AUTORAL, que não é o caso da UBC e a moça que me atendeu quando fui fazer o cadastro fez questão de ressaltar isso.
Para se associar é bem simples e tá bem explicado no site. Você vai levar xerox (e originais) do seu RG, CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4, os dados da sua conta bancária (se deseja receber diretamente por ela) e » este formulário « preenchido (isso é opcional – eu tive dúvida sobre alguns itens e acabei não entregando o formulário, que foi preenchido na hora pela própria funcionária da UBC). O prazo pra chegada da carteirinha é de mais ou menos 45 dias.

Espero que tenha ajudado e para maiores informações, vocês podem entrar no » site da UBC « porque lá tem tudo bem explicadinho, os formulários e tudo mais. Ah, e caso tenha interesse em saber mais, comente aqui que futuramente eu volto pra falar sobre os recebimentos. Beijos ♡

• • •
» Follow me «

SpotifyInstagram | YouTube

Deixe seu comentário

Publicado por

Elisa Alecrin

Provocando a realidade de dentro para fora e documentando o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *